Caminhada e concurso literário vão homenagear o Dia Nacional do Artesão

02 mar 2020

O Governo do Estado vai promover duas grandes ações para homenagear o artesão paraibano, cujo Dia Nacional é comemorado em 19 de março: um concurso literário e uma caminhada. As ações ocorrem em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e com a Federação dos Artesãos da Paraíba (Fasart).

O concurso literário terá como tema “Quem é esse artesão?” Para participar, o candidato deve enviar a redação, de no máximo 30 linhas, sobre o artesão ou algum trabalho artesanal que ele conheça até o dia 15 de março. O endereço é inscricaopap@gmail.com. O vencedor ganhará um superprêmio, que será divulgado em breve pela comissão do concurso.

A seleção da melhor redação será feita pela Curadoria do Artesanato Paraibano, de 16 a 19 de março. Já o resultado da redação ganhadora será conhecido às 10h do dia 20 pelas redes sociais do Programa do Artesanato da Paraíba.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, lembra que deverão ser obedecidos os seguintes critérios: conhecimento do artesão e do artesanato paraibano, estética e gramática da Língua Portuguesa, além de criatividade e inovação. Outro critério a ser obedecido é que o artesão seja paraibano.

A caminhada – Outra ação do Governo do Estado é a Caminhada do Bem, que será promovida no dia 21 de março para todos os artesãos paraibanos.

A caminhada, que terá a participação de todos os parceiros do Programa do Artesanato da Paraíba, terá início às 7h, na calçadinha de Cabo Branco (em frente ao edifício Borborema, final da Beira-Rio), com destino à Fundação Casa de José Américo.

Ao longo do percurso, ocorrerão sorteios de brindes, além de muita diversão para homenagear o artesão paraibano. “O artesanato paraibano cada vez mais se consolida, e os números mostram essa consolidação. No último Salão vendemos mais de um milhão e seiscentos mil reais, um crescimento de mais de cem por cento. Nada mais coerente que estimular ainda mais o nosso artesão e aproximar ainda mais a sociedade deste importante segmento, que é o artesanato paraibano”, destacou Marielza Rodriguez.

SecomPB