Concurso literário sobre Dia do Artesão premia vencedor com fim de semana em Praia Bela

11 mar 2020

Um fim de semana em Praia Bela, com direito a acompanhante, é a premiação do vencedor da redação do concurso literário promovido pelo Governo do Estado para homenagear o Dia Nacional do Artesão, comemorado em 19 de março. O Governo do Estado vai promover, ainda, uma caminhada com os artesãos. As ações ocorrem em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e com a Federação dos Artesãos da Paraíba (Fasart), além da Pousada Aconchego, onde o ganhador ficará hospedado.

O concurso literário terá como tema “Quem é esse artesão?”. Para participar, o candidato deve enviar a redação, de no máximo 30 linhas, sobre o artesão ou algum trabalho artesanal que ele conheça até o dia 15 de março. O endereço é inscricaopap@gmail.com.

A seleção da melhor redação será feita pela Curadoria do Artesanato Paraibano, de 16 a 19 de março. Já o resultado da redação ganhadora será conhecido às 10h do dia 20 pelas redes sociais do Programa do Artesanato da Paraíba.

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, lembra que deverão ser obedecidos os seguintes critérios: conhecimento do artesão e do artesanato paraibano, estética e gramática da Língua Portuguesa, além de criatividade e inovação. Outro critério a ser obedecido é que o artesão seja paraibano.

Rosângela Arantes, da Pousada Aconchego, se disse honrada pela parceria com o Programa do Artesanato da Paraíba. “Para mim, o artesanato tem uma importância muito grande, e quando fui convidada fiquei muito honrada por poder somar a esse evento”, comentou, ressaltando a qualidade das diárias.

A caminhada – Outra ação do Governo do Estado é a Caminhada do Bem, que será promovida no dia 21 de março para todos os artesãos paraibanos.

A caminhada, que terá a participação de todos os parceiros do Programa do Artesanato da Paraíba, terá início às 7h, na calçadinha de Cabo Branco (em frente ao edifício Borborema, final da Avenida Beira Rio), com destino à Fundação Casa de José Américo. Os participantes também concorrerão a um fim de semana em Praia Bela.

Ao longo do percurso, ocorrerá sorteios de brindes, além de muita diversão para homenagear o artesão paraibano. “O artesanato paraibano cada vez mais se consolida, e os números mostram essa consolidação. No último Salão vendemos mais de R$ 1,6 milhão, um crescimento de mais de cem por cento. Nada mais coerente que estimular ainda mais o nosso artesão e aproximar ainda mais a sociedade deste importante segmento, que é o artesanato paraibano”, destacou Marielza Rodriguez.