Inscrições para Micsul 2020 entram na reta final

17 fev 2020

Prazo se encerra no dia 26 deste mês. Secretaria Especial da Cultura irá selecionar 90 empreendedores culturais e artistas para mostrar o melhor da cultura e da arte brasileiras em megaevento da indústria criativa

Empreendedores culturais que desejam se inscrever para esta edição do Mercado das Indústrias Criativas e Culturais do Sul (Micsul) têm até o dia 26 deste mês para participar. As inscrições devem ser feitas por meio da página oficial. O edital da Secretaria Especial da Cultura vai selecionar 90 empreendedores para participar do megaevento que será realizado em Montevidéu, no Uruguai, entre os dias 26 e 29 de maio.

A ideia é levar uma mostra ampla do cenário cultural brasileiro. Serão selecionadas iniciativas de nove diferentes setores criativos: artes cênicas; audiovisual e animação; artesanato; artes visuais e museus; design; moda; editorial; jogos eletrônicos; e música. Os empreendedores participarão de rodadas de negócios, palestras e treinamentos.

Edital

Ao todo, serão investidos R$ 671 mil na iniciativa. O apoio financeiro cobrirá as despesas com transporte e diárias. Os empreendedores receberão cerca de R$ 6 mil cada, sendo que o valor será um pouco maior para aqueles que participam de grupos de teatro e música, que receberão cerca de R$ 7 mil cada.

“É uma oportunidade única. Os selecionados vão receber ajuda de custo e treinamento para participar de forma adequada dentro das rodadas de negociações, lá em Montevidéu”, explicou o secretário da Economia Criativa da Secretaria Especial da Cultura, Reynaldo Campanatti.

Critérios de seleção

A pontuação será concedida de acordo com os critérios como aderência da proposta ao evento, representatividade, criatividade e sustentabilidade, além de experiência e maturidade de negócios do empreendedor ou do empreendimento representado.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: micsul@cidadania.gov.br.

Sobre o Micsul

O Micsul é uma iniciativa dos órgãos nacionais de cultura dos países sul-americanos e reúne, bienalmente, pequenos e médios empreendedores culturais. A expectativa da organização é que sejam gerados, na edição deste ano, mais de US$ 54 milhões em negócios e acordos. O evento vai contar com a participação de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e México, que passou a integrar o programa a convite do país anfitrião.

A primeira edição do Micsul ocorreu em Mar del Plata, na Argentina, em 2014, e a segunda, em Bogotá, na Colômbia, em 2016. A última, em 2018, foi realizada em São Paulo e contou com a participação de oito países da América do Sul.

Secretaria Especial da Cultura