Ministério da Cidadania incentiva criatividade de jovens do Brasil

03 out 2019

Foto: Divulgação

Luz, câmera, ação! Chegou a hora de jovens de todo o País entrarem em cena para mostrar o seu produto audiovisual. O edital #amorpeloBrasil vai premiar 351 vídeos produzidos com celular por jovens de 12 a 18 anos de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal. A principal regra é: os vídeos inscritos devem contar histórias de iniciativas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da sociedade – seja em casa, na escola, na comunidade. As premiações variam entre R$ 3 mil e R$ 20 mil. No total, serão mais de R$ 2 milhões destinados aos vencedores. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de novembro no site do edital.

A produtora cultural Roberta Bandeira, de 22 anos, apoia a iniciativa. Ainda na adolescência, ela começou a produzir vídeos de forma amadora, com as colegas. Atualmente, Roberta cursa Produção Cultural no Instituto Federal do Rio de Janeiro, no campus de Nilópolis, e já trabalha na produção de séries e filmes. Segundo ela, esse tipo de premiação é extremamente importante para incentivar um possível início de carreira na área. “A gente tem as ideias mas, às vezes, é preciso algo a mais para apoiar, pois nem sempre temos recursos. Então, é sempre bom ter essas iniciativas para incentivar a galera mesmo”, comenta.

O prêmio foi idealizado pela Secretaria do Audiovisual (SAv) do Ministério da Cidadania para encorajar os jovens a exercitar sua criatividade. O secretário do Audiovisual, Ricardo Rihan, aponta que nesta faixa etária os jovens são muito criativos e o prêmio tem o objetivo de estimular, reconhecer e premiar estes talentos. O secretário ainda destaca que as condições atuais são bastante propícias para a produção. “O diretor Glauber Rocha dizia que, para se fazer cinema, bastava ter uma ideia na cabeça e uma câmera na mão. Hoje, basta ter uma ideia na cabeça e um celular na mão”, conclui.

Inscrições

Podem ser inscritas quaisquer obras audiovisuais gravadas em celular e publicadas em plataformas digitais gratuitas e de livre acesso durante a vigência do prêmio, ou seja, até o dia 12 de novembro. Os vídeos devem abordar temas relacionados à promoção da cidadania. Ou seja, qualquer atitude positiva dentro de casa, na escola ou no bairro, é válida.

Roberta tem um bom exemplo. De acordo com a estudante, as casas ao redor da universidade onde estuda são simples, com alguns muros e fachadas sem reparos. Então, no ano passado, ela e outros alunos decidiram botar a mão na massa e fazer algo para melhorar o ambiente. Foi assim que nasceu o “Colore a Rua”.

Com uma pequena ajuda financeira da faculdade, eles organizaram um mutirão, em dois sábados, para revitalizar os muros das residências. Antes, perguntaram aos moradores quem gostaria de participar. A maior parte logo topou e os que estavam indecisos também aderiram ao movimento, depois de ver os primeiros muros pintados.

Segundo a estudante, os resultados foram muito positivos. “Com esta ação as pessoas passaram a sentir orgulho do território em que elas estão, né? Elas vão cuidar daquele espaço de forma diferente. Muitas vezes, elas não estão enxergando a potência daquele lugar, mas quando estão juntas, podem mudar esta percepção. É algo que vai crescendo mesmo, no dia-a-dia. Somos nós, os cidadãos, fazendo a mudança”, conclui.

Ministério da Cidadania
Informações para a imprensa:
(61) 2024-2266 / 2412