Novo Projeto Pixinguinha será lançado na quarta-feira (26)

25 abr 2017

O novo Projeto Pixinguinha será lançado nesta quarta-feira (26), com show de Moraes Moreira e A Cor do Som, no Teatro Dulcina, no Rio de Janeiro. Os músicos vão rememorar o encontro histórico que tiveram no palco em 1978 pelo projeto. A abertura ficará por conta do jovem grupo baiano Sertanilia. A cantora e atriz Zezé Motta será a mestre de cerimônias do evento. Uma das iniciativas mais importantes da Fundação Nacional de Artes (Funarte), o projeto marcou época lançando grandes artistas brasileiros.
O projeto consiste em 60 espetáculos musicais, realizados em 60 cidades das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, entre os meses de maio e novembro. Serão selecionadas 15 duplas de artistas, formadas por um artista consagrado e um mais novo, associado à região onde os espetáculos serão realizados. Cada dupla ficará responsável pela apresentação de quatro espetáculos musicais, percorrendo quatro cidades de uma determinada região.
“Nas edições anteriores do Projeto Pixinguinha, até 2009, as caravanas iam muito para as capitais, até por questões de espaço para apresentação. Mas, atualmente, muitas cidades do interior vêm fazendo um trabalho muito importante na área musical, e a gente vai contemplar”, informa o novo diretor do Centro de Música (Cemus) da Funarte, Marcos Souza.
Na plateia do evento de lançamento, restrito a convidados, estarão presentes os integrantes da comissão de curadoria que selecionarão os espetáculos que formarão as caravanas: o pesquisador musical e jornalista pernambucano José Teles; o músico e professor acadêmico de Brasília Roberto Correia; o jornalista e crítico musical carioca Antonio Carlos Miguel; o também jornalista e crítico musical gaúcho Juarez Fonseca e, por fim, o músico paraense Pio Lobato.
A definição das 15 duplas de artistas será feita pela comissão de curadoria, em parceria com o Centro de Música da Funarte. A comissão vai se reunir em maio, no Rio de Janeiro.
Projeto Pixinguinha: o melhor da arte pelo Brasil
O projeto Pixinguinha foi lançado em 1977, mesmo ano de fundação da Funarte, inspirado na série de shows Seis e Meia, que, desde 1976, lotava o Teatro João Caetano, no Centro do Rio de Janeiro, com espetáculos a preços populares. De 1977 a 1997, o Projeto Pixinguinha ocorreu regularmente. A iniciativa teve um intervalo e o projeto voltou a ser realizado de 2004 a 2007. Em 2008 teve novo formato, com realização até 2009.
Por meio da iniciativa, diversas cidades brasileiras puderam assistir a espetáculos de grandes artistas da música popular, como os veteranos Cartola, Jackson do Pandeiro e Marlene, os então iniciantes Marina Lima, Djavan e Zizi Possi e ainda Edu Lobo, João Bosco, Nara Leão, Paulinho da Viola, Alceu Valença e muitos outros.
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura